33 views

Um dos assuntos mais discutidos do momento é a PEC 45/2019, que trata da nova Reforma Tributária. 

A Reforma Tributária tem como objetivo alterar as formas de cobrança de imposto no país, pois a alta complexidade de tributos pode ser considerada um dos fatores que contribuem para uma preocupante desigualdade social.

O atual Sistema Tributário Brasileiro cobra tributos com a finalidade de fazer andar toda a máquina pública e converter em benefícios à sociedade. Porém, o que acontece é que diferentemente de outros países desenvolvidos, a grande concentração da arrecadação se dá na tributação do consumo, fazendo com que os mais necessitados paguem muito, mesmo que indiretamente.

Apesar das discussões entre as classes políticas do impacto que essa reforma iria gerar em vários setores, a reforma tributária é muito importante, já que é uma forma de fazer com que, quem ganha mais, pague mais impostos. 

Mas como será feita essa reforma?


Segundo o texto do colunista Frederico Eduardo Ferreira no site jusbrasil.com.br,  uma das várias propostas de mudanças no sistema tributário é substituir as cinco espécies tributárias por um tributo único, o IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços)

O IBS exerceria a função de três dos tributos federais IPI, e as contribuições ao PIS e a COFINS, além de substituir o imposto estadual, ICMS e o municipal ISSQN. Essa mudança fará com que se unifique em apenas um tributo incidente sobre a produção e consumo de bens e serviços, que será não cumulativo sobre o valor agregado, similar ao IVA (Imposto Sobre Valor Agregado) comumente utilizado no sistema tributário Europeu.

Muitas outras mudanças estão em pauta, mas onde queremos chegar é: como a reforma tributária afetará o seu negócio?

A nova Reforma Tributária traz mudanças que afetam diversas empresas, independente do seu setor de atuação. O primeiro impacto que podemos citar é o impacto interno. 

Os setores de contabilidade e direito devem passar por uma atualização, afetando todo o sistema de contabilidade empresarial. 

Outro impacto que também não podemos deixar de falar é uma possível alteração nas metas do negócio, pois com essas mudanças, os impactos nas atividades, nos lucros e nas de vendas serão muitos. 

O que possivelmente fará com que você precise realinhar as estratégias de logística do seu negócio

Ou seja, é muito importante ficar de olho nas notícias da Reforma Tributária e como ela irá se desenrolar, para a sua empresa não se prejudicar financeiramente com todas essas possíveis reformas.

Ir para o Topo