58 views

Sua equipe tem uma boa produtividade?

Produtividade nada mais é do que fazer mais utilizando menos recursos e em menos tempo. Sabe quando falam que tal empresa tem alta produtividade? Significa que aquela equipe consegue trabalhar mais, em menos tempo, com qualidade e com menos recursos do que normalmente se utilizaria.

Quando se é empresário, a produtividade da sua equipe é um dos pontos mais importantes para se conseguir assertividade, sucesso e lucro. 

Isso porque a boa produtividade é uma forma de você minimizar o uso da mão de obra, máquinas, equipamentos, com a intenção de reduzir custos, expandir mercados, aumentar o número de empregados e por aí vai. 

Mas calma! Aumento de produtividade não é encher o seu funcionário de trabalho e exigir que ele entregue tudo no menor tempo hábil possível.  Afinal, aumentar as horas e a quantidade de atividades que devem ser realizadas afeta a qualidade na hora da entrega. Pelo contrário: fazer com que sua equipe tenha uma produtividade exige bastante inteligência e atenção aos pequenos detalhes. 

Mas como fazer sua equipe ter uma alta produtividade? 

Existem algumas ações que você pode implantar no seu ambiente de trabalho que pode melhorar e muito a produtividade da sua empresa e vamos mostrar pra você em 5 passos:

1. Identificar problemas


O primeiro passo é identificar os problemas. Porque aquela demanda demora três dias pra sair? Quais são os empecilhos? Os processos de aprovações? Após fazer isso, naturalmente você irá identificar os pequenos problemas que podem estar prejudicando a agilidade e a produtividade da sua equipe. 

2. Aplicar ajustes e correções sempre que necessário


Após identificar todos os problemas, aplique ajustes necessários e que facilitem o processo do trabalho. Por exemplo: diminua a quantidade de etapas, troque funções, contrate mais pessoas, adicione programas ou plataformas que auxiliem o trabalho manual, entre outros. E verifique, após um determinado período, se os ajustes feitos melhoraram o desempenho. 

3. Criar um ambiente corporativo limpo e organizado


O ambiente de trabalho importa e MUITO. Certifique-se de que seus funcionários estejam em um ambiente limpo, organizado e confortável. Que tenha um clima amigável e com todos os equipamentos necessários para ele trabalhar com tranquilidade.

4. Melhorar os canais de comunicação (internos e externos)


Se o email não funciona muito bem, troque por WhatsApp ou alguma plataforma que facilite a comunicação entre funcionários. Trabalhar em salas diferentes, em alguns casos, pode dificultar a comunicação. Por isso, fazer reuniões semanais, grupos no WhatsApp e relatórios diários podem ajudar a melhorar o processo de trabalho e fazer com que ele seja mais fluído.

5. Investir sempre em capacitação


Apareceu uma nova tendência de mercado e sua equipe ainda não tem conhecimento? Invista em capacitação. Compre cursos, livros, palestras e consultorias que ensinam um novo modelo de trabalho em alta no mercado. Estar atualizado e, mais do que isso, atualizar seus funcionários é essencial para um trabalho mais assertivo.

Os gestores de empresa devem entender que uma equipe é a alma do negócio. Então investir na sua equipe, criando ambientes bons de trabalho e fazer com que todos estejam felizes com suas respectivas funções é o que vai fazer os resultados chegarem mais rápido.

Com tudo isso alinhado, você finalmente vai conseguir definir metas e objetivos que funcionem e trarão grandes benefícios para a sua empresa a longo prazo.

E aí, que tal partir para a ação? Se quiser falar com a gente sobre nossas opções de espaços de trabalho, entre em contato com a gente!

Ir para o Topo