68 views

Empreender não é uma tarefa fácil.

Muitos podem acreditar que é, afinal, você trabalhará no seu tempo, fazendo o que gosta, investindo no seu negócio. E, claro, tem todas essas vantagens.

Mas antes de empreender é importante ficar atento a alguns detalhes se você não quiser botar os pés pelas mãos e se enfiar em dívidas, problemas e muita dor de cabeça. 

Por isso, selecionamos aqui 4 passos que você deve seguir para começar a empreender de verdade:

1. Escolha algo com o que você goste de trabalhar


Antes de empreender, é crucial que você saiba fazer bem ou tenha pelo menos uma grande afinidade com a oportunidade do negócio criada. Muitas pessoas investem em coisas que não gostam, só porque é “moda” ou “vai dar dinheiro”. 

Por isso, depois de um tempo perdem a motivação e param de trabalhar com excelência, o que pode não contribuir com o desempenho positivo da empresa. 

2. Atualize-se e estude!


Comece mapeando os concorrentes do seu mercado, se possível, converse com quem já atua na área, leia revistas, blogs e livros sobre o assunto que você quer empreender. 

Tenha uma ideia geral do que está acontecendo no mundo, o que as pessoas estão comprando e se interessando em comprar para se ter ideia dos desafios que estão adiante. Esteja atento à oportunidades e não deixe de estudar. 

3. Desenvolvimento pessoal é tudo


Não é só a sua empresa que precisa crescer, você também! Com o desafio do empreendedorismo você deve desenvolver as competências necessárias para se tornar a pessoa que deseja ser. 

Se quer ser um grande empresário e influenciar pessoas, a mudança também deve começar dentro de você e é um processo que deve ser trabalhado ao longo do tempo. Mas profissionais de sucesso sempre buscam se aprimorar e esse é o diferencial que faz com que você se destaque no mercado. 

Invista em autoconhecimento, leia livros, faça coaching, cursos, assista a palestras, procure mentores e outras pessoas que podem te ajudar. 

4. Faça um planejamento e assuma riscos


Empreender é correr risco o tempo todo. É a economia que pode piorar, é uma nova tecnologia que pode surgir e destruir o seu negócio, enfim, são várias surpresas que podem acontecer ao longo dos anos que podem tentar te derrubar. E esse risco você precisa assumir e estar preparado a todo momento.

Por isso planeje, crie metas, gerencie sua rotina de trabalho estabelecendo prioridades, crie procedimentos vitais e esteja atento à todas as possibilidades, tanto positivas ou negativas do seu negócio. Assim você poderá seguir com tranquilidade e segurança.

Anotou todas essas dicas? Então mãos a obra e boa sorte! Se quiser falar com a gente, entre em contato.

Ir para o Topo