49 views

Que empreender não é fácil você já sabe, mas você sabia que no Brasil, 60% das empresas que abrem, em até dois anos fecham as suas portas? Segundo o SEBRAE, a média das pequenas e médias empresas brasileiras fecham com dois anos de existência. Isso mostra uma triste realidade nacional: muitos brasileiros querem empreender, mas poucos conseguem.

Além dessa dificuldade do mercado brasileiro, para completar, atingimos ultimamente a maior alta do dólar dos últimos anos. Na última semana, o dólar chegou a R$4,20. O que, para muitos empresários, significa um péssimo cenário. Fora isso, a crise eterna que o Brasil se encontra não deixa outra possibilidade a não ser desistir de empreender.

É, eu sei. Não está fácil. Mas se você tiver persistência, inteligência e muita sabedoria, é possível sim empreender em tempos de crise. Para te ajudar, selecionamos 4 dicas imperdíveis para você não desistir do seu sonho e não fechar o seu negócio em tempos de dificuldades econômicas:

1. Avalie todo o seu processo de vendas e gestão:

Agora é a hora de sentar e avaliar. Como está o seu processo de venda? Ele tem muitas etapas? Os compradores finalizam a compra ou param pela metade? Como está a gestão da sua empresa? Os processos internos ocorrem de maneira otimizada, ou sempre param na metade com probleminhas que se tornam grande empacadores de resultados? Avaliar o seu processo de vendas é necessário para entender o motivo pelo qual suas vendas não estão mais acontecendo. Ás vezes aquele método que você implantou não funciona mais e é preciso inovar.


2. Foque em captar clientes:


Não adianta nada avaliar os processos e não focar na parte mais importante: captar clientes. Para a sua empresa sobreviver é preciso de clientes entrando o tempo todo. Então invista em Marketing Digital e técnicas de venda. Networking e até algumas promoções. Oferecendo de graça um serviço ou outro para fidelizar clientes e conseguir mais vendas.

3. Tenha um comportamento empreendedor:


Um comportamento de empreendedor é aquele que se antecipa aos fatos. É aquele que está um passo à frente, busca fontes de informações e persiste nos objetivos. Se você não tiver esse tipo de comportamento, vai ser muito fácil a sua empresa fechar diante dos seus olhos e você não conseguir reverter essa situação. Antecipe os problemas, busque soluções antes dos imprevistos que você provavelmente não fará parte das estatísticas de mortalidade de empresas.

4. Não se desespere:

No mundo do empreendedorismo imprevistos acontecem o tempo inteiro. Terão momentos em que você vai crescer exponencialmente, assim como terão momentos em que você vai ter que demitir muitos funcionários, abrir mão clientes e perder dinheiro. Nesses momentos de crise, é importante não se desesperar: confiar no seu negócio e na sua estratégia e trabalhar para que ela volte a te render frutos. Se você desistir ao primeiro sinal de dificuldade, nunca irá conseguir empreender de forma contínua e próspera.

Espero que essas dicas tenham ajudado a você a passar por essas crises de forma tranquila apesar de todas as adversidades. Conte conosco!



Ir para o Topo